Atendimento:      (18) 4101-2019     [email protected] Bem-vindo! Faça login ou cadastre-se


Para que serve farol de neblina?

Para que serve farol de neblina?

O farol de neblina é um item importante de segurança para o deslocamento em condições de baixa visibilidade causada por tempestades, nuvens de poeira, nevascas e a própria neblina que dá nome ao acessório. Possuem um facho de luz forte e largo que fica direcionado para o solo contribuindo para que o motorista consiga se localizar melhor em relação à sua posição na estrada.

As luzes de neblina possuem a mesma potência da luz de freio, entretanto, quando acionadas, iluminam o tempo todo com uma intensidade forte. Elas são instaladas logo abaixo dos faróis convencionais e, por serem próximas aos faróis de milha, são constantemente confundidas. Mas é importante destacar que a função é diferente.

As luzes de neblina são relativamente novas nos carros brasileiros e, por isso, ainda existem confusões relativas ao seu uso correto. Esses itens podem te ajudar muito, mas é fundamental que saiba usá-los no momento certo.

Quando usar farol de neblina?

Os carros novos saem de fábrica com tantos faróis e lanternas que, se você não conhecer bem a função de cada um, pode acabar não aproveitando todos os benefícios e, em alguns casos, pode correr o risco de cometer infrações de trânsito pelo uso inadequado dos sistemas de iluminação do veículo.

Apesar de aumentarem a visibilidade, os faróis de neblina não podem substituir o farol de luz baixa e luz alta, pois não apresentam a amplitude necessária para iluminar o trajeto de forma segura. Isso acontece porque os faróis de neblina possuem baixo alcance e só clareiam uma área próxima ao veículo.

A luz de neblina é forte e, dessa forma, não devem ser acionadas em dias normais, pois atrapalham a visão de motoristas que seguem na direção contrária. Além disso, não devem ser ligadas dentro de cidades, apenas em vias sem iluminação. O uso inadequado dos faróis de neblina podem causar infrações de trânsito com multas que acabam pesando no seu bolso, por isso fique sempre atento para não bobear.

Entenda a diferença entre farol de neblina e farol de milha

É muito comum que se confunda o farol de neblina com o farol de milha, mas é fundamental destacarmos que eles são diferentes e não devem ser usados com a mesma finalidade. O farol de milha é usado para proporcionar maior conforto visual ao motorista e ampliar sua visão à frente, diferentemente dos faróis de neblina que possuem pouco alcance e grande amplitude para as laterais.

O uso de ambos deve seguir as recomendações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para evitar penalidades e até acidentes.

Se precisar de farol de neblina ou farol de milha, pode contar com a Elecar que é uma loja virtual com todos os modelos de acessórios para carro. Além da variedade, você ainda tem os melhores preços à sua disposição para deixar o seu carro completo!